A primeira Câmara Municipal de Vila Nova do Sul – RS , foi constituída em primeiro de janeiro de 1993, situada na Avenida Sincero Lemes , na propriedade do Senhor Ercio Mendes de Oliveira. A primeira Legislatura foi composta por: – JOÃO ARAÍ MACHADO GOULART; – JOÃO JOSÉ NEVES FILHO; – ADROALDO MARTINS PINTO; – FRANCISCO ITAMAR DA SILVA MACHADO; – EGIDIO BORTOLIN; – SERGIO OVÍDIO ROSO CORADINI; – ADÃO EGLON D´AVILA RODRIGUÊS; – MARÇAL LEVINO SCHAF; – VITOLAR DA SILVA ROSSO; Sendo a primeira Presidência a Adroaldo Martins Pinto, segunda presidência a Egidio Bortolin, terceira presidência a João Araí Machado Goulart, e a quarta presidência a Francisco Itamar  da Silva Machado. Tinha como o primeiro Diretor Legislativo, Francisnei Antunes da Rosa e o Assessor Jurídico José Liberato Pires. As Sessões eram todas as terças-feiras ás 19:00 horas, ouve também várias sessões solenes, onde foi dado título benemérito a vários cidadãos vilanovense, entre eles o Tabelião Adão Saldanha Silveira.